PALESTRA SOBRE IDENTIDADE RHOMÁ – I SEMINÁRIO DE CULTURA E IDENTIDADE ROMÁ

palestra - Volta Redonda

***O texto abaixo se refere à palestra ministrada por mim, Mikka Capella, no I Seminário de Cultura e Identidade Romá, que aconteceu no dia 5 de abril, antecipando as comemorações do International Romani Day de 2018, no Campus Aterrado da UFF, em Volta Redonda.

QUEM SÃO OS CIGANOS?

A definição do que seria uma identidade Romani é um problema de complexidade profunda, que toca a comunidade cigana e também os não-ciganos, mas que reverbera na comunidade com muito mais força, sobretudo no que tange às suas consequências. Todos pensam conhecer os ciganos, quando, na verdade, o que todos têm é uma ideia de quem os ciganos sejam. E essas ideias passam pelas mais diversas concepções: Continue lendo “PALESTRA SOBRE IDENTIDADE RHOMÁ – I SEMINÁRIO DE CULTURA E IDENTIDADE ROMÁ”

O que é o Dia Internacional dos Rhomá?

international-roma-day

Em abril de 1971, na cidade inglesa de Orpington, nas proximidades de Londres, começou um grande movimento político que mudaria para sempre a história dos rhomá – o primeiro Congresso Mundial Romani. Este evento foi de suma importância porque foi a primeira vez no mundo em que líderes rhomá se reuniram, vindos de vários países diferentes e assistidos por autoridades políticas internacionais do mundo não-cigano, com o objetivo de discutir a nossa história, estabelecer a nossa identidade sócio-política e projetar metas para melhorar as condições de vida dos povos rhomá, espalhados pelo mundo. Continue lendo “O que é o Dia Internacional dos Rhomá?”

Cultura Cigana e Espiritualidade – Um Esclarecimento

Entidades Ciganas

Meu último artigo, sobre o lamentável mundo da dança cigana no Brasil, gerou todo tipo de repercussão. Algumas foram respostas raivosas, por parte principalmente de quem faz exatamente o tipo de coisa que é dita no texto. Essas reações já eram de se esperar, afinal, o que acontece quando a gente tenta tirar uma carcaça de um rio cheio de piranhas, não é mesmo? Continue lendo “Cultura Cigana e Espiritualidade – Um Esclarecimento”

***DENÚNCIA*** Ciganos Correm Perigo em Volta Redonda!!!

O relato abaixo me foi enviado pela romie Alessandra Tubbs, de Volta Redonda, município do estado do Rio de Janeiro. Leiam com bastante atenção:

Sexta-feira, dia 10/11, por volta de meio dia, uma funcionária do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Volta Redonda me ligou e me comunicou que tinha recebido ordens do Conselho Tutelar para encaminhar crianças ciganas que estavam em Volta Redonda para a Fundação Beatriz Gama (um local para onde são levadas crianças que são tiradas de suas mães aqui em Volta Redonda). Esta ordem do Conselho Tutelar vinha do Ministério Público de Volta Redonda. O Ministério Público recebeu denúncias de exploração infantil, só porque as calins estavam nas ruas vendendo pano de prato com seus meninos. E a funcionária do CREAS não queria executar o mandato, ela me ligou para eu interceder pelas calins. Neste momento liguei para uma aluna minha que é professora de direito internacional na UFF – campus de Volta Redonda, e ela falou que me ajudaria logo após sua defesa de doutorado, que seria naquele mesmo dia. Entrei, então, em contato com a Rose Winter e com o Ricardo Samel, que me indicou conversar com o calon Marcos Rodrigues. Com a Rose Winter peguei algumas leis e com o calon tive acesso ao grupo inteiro de Taubaté. Continue lendo “***DENÚNCIA*** Ciganos Correm Perigo em Volta Redonda!!!”

Resenha: “Qualquer Chão Leva ao Céu”

qualquer chão leva ao ceu

Faz algum tempo que a amiga Cris Penedo resolveu me dar um presente fora de ocasião – essas coisas que vêm da alma – e me apresentou à escritora Cristina da Costa Pereira, por quem eu já nutria profunda admiração há muitos anos. E Cristina, como o doce de ser humano que é, também me presenteou, já em nosso primeiro encontro, com um exemplar de seu último trabalho: Qualquer Chão Leva ao Céu, a história do menino e do cigano.

Continue lendo “Resenha: “Qualquer Chão Leva ao Céu””

Entrevista com o Cigano

O querido João Bosco Araújo, lá de Sousa, que já é um ativista da causa cigana há muitos anos, está fazendo seu TCC da graduação em Serviço Social sobre os ciganos e as políticas públicas no Brasil. Com o objetivo de colher dados para o projeto e aprender um pouco mais sobre a maneira como pensam romá de diferentes procedências e cantos do Brasil, ele resolveu entrevistar alguns de nós. Este que vos escreve, como não poderia deixar de ser, foi um dos ilustres escolhidos. (risos) Continue lendo “Entrevista com o Cigano”